Logotipo da Alude
Blog
Template Capa Blog Alude
Estratégias Imobiliárias

Ciclo Imobiliário: Você está pronto para a próxima crise?

Entender o ciclo imobiliário permite que você pense em estratégias para tirar o melhor proveito em cada uma das fases e sair pronto para a próxima onda.

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
Escrito por Zé Fagotti
29 Out 2024·
6 min de leitura
Conteúdo deste postO que é o ciclo imobiliário?As 4 fases do ciclo imobiliárioResumo das 4 fases do ciclo imobiliário
Faça cobranças e repasses de aluguéis automaticamente com a Alude.Iniciar teste grátis

💡 Principais conclusões

  1. O ciclo imobiliário é dividido em 4 fases principais que se repetem o tempo todo. Cada uma delas tem características próprias e impacta diretamente na forma como você pode atuar.
  2. Cada etapa traz oportunidades únicas e entender esse ciclo é fundamental para saber a melhor hora de vender ou alugar imóveis.
  3. Entender esse ciclo te coloca à frente da concorrência. Você passa a enxergar o mercado com mais clareza, evita armadilhas e aproveita ao máximo cada fase.

E aí, meu corretor! Já ouviu falar do ciclo imobiliário? Esse é o segredo por trás das subidas e descidas no mercado de imóveis.

Saber como ele funciona é como ter um mapa do tesouro em mãos. É com ele que você entende quando é hora de focar nas vendas e quando é melhor investir em locações.

Então, se você quer saber como aproveitar cada uma dessas fases para tirar o máximo do mercado, fica ligado.

Vamos destrinchar cada etapa do ciclo imobiliário e te mostrar como se dar bem em qualquer situação. Bora lá?

O que é o ciclo imobiliário?

O ciclo imobiliário é o movimento natural do mercado de imóveis. Ele reflete as variações de fatores como taxas de juros, oferta e demanda, preços e taxas de ocupação. Assim como uma montanha-russa, o mercado sobe e desce, e entender esse ciclo é fundamental para saber a melhor hora de vender ou alugar imóveis.

Ele é dividido em 4 fases principais. Cada uma delas tem características próprias e impacta diretamente na forma como você pode atuar.

Sim, esse ciclo se repete o tempo todo. Cada fase do ciclo traz oportunidades e desafios no setor imobiliário. Quando você compreende essas etapas, pode antecipar tendências e ajustar suas estratégias para aproveitar ao máximo cada momento.

Quem aprende a reconhecer as fases do ciclo do mercado imobiliário sai na frente e evita ciladas.

As 4 fases do ciclo imobiliário

O ciclo imobiliário tem quatro fases, cada uma com suas características. Entender essas oscilações é o que vai te ajudar a tomar decisões certeiras e sair mais forte ao fim de cada ciclo imobiliário!

Vamos conhecer cada uma dessas fases?

Recuperação

A fase de recuperação é quando o mercado começa a se recuperar de uma crise. O mercado está saindo de uma recessão, e as coisas começam a melhorar lentamente.

A oferta de imóveis ainda é alta, mas a demanda começa a dar sinais de vida.

ilustração de manutenção do ciclo imobiliário
Visualizar
  • Como identificar? Durante a fase de recuperação os primeiros sinais são sutis. A economia começa a dar sinais de melhora, mas ainda há muitos imóveis disponíveis. Os preços param de cair, mas ainda não subiram. É como aquele momento antes do sol nascer. Você sabe que a luz está chegando, mas ainda não dá para ver. O mercado de construção começa a dar os primeiros passos e lançamentos de novos projetos começam a aparecer, impulsionando a oferta de imóveis no mercado. A disponibilidade de crédito começa a dar sinais de melhora e a confiança no mercado imobiliário se estabiliza.
  • Estratégias para fase de recuperação: Com os preços ainda baixos e a oferta alta, a melhor estratégia é garimpar oportunidades para investidores, pensando em valorização futura. Para os clientes que já tem imóveis, a locação é a melhor saída. É um momento ótimo para alugar a preços mais acessíveis e garantir uma renda constante até que o mercado esquente.

Expansão

A expansão é a fase mais animada do ciclo imobiliário. A economia está em crescimento, a demanda por imóveis dispara e os preços começam a subir.

O otimismo no mercado e alta demanda favorece os financiamentos imobiliários e investimentos no setor para novas construções.

É quando vemos muitas novas construções e lançamentos no mercado.

ilustração subindo - expansão do ciclo imobiliário
Visualizar
  • Como identificar? Os sinais são claros. Há uma alta na procura por imóveis, aumento nos preços e muitos lançamentos acontecendo. Você vê anúncios de lançamentos por todos os lados. Taxas de juros baixas e uma economia aquecida, o crédito está mais acessível e as pessoas estão mais confiantes para comprar. Se você está vendo muita gente procurando imóveis, é um bom sinal de que estamos na fase de expansão.
  • Estratégias para a fase de expansão: É a hora de aproveitar ao máximo! Se você quer vender, esse é o momento de recomendar investir em imóveis. A demanda está alta e os preços, favoráveis. Para as locações, é uma fase excelente para aumentar os valores dos aluguéis, já que a procura é intensa. Você pode focar em ambos, mas as vendas tendem a ser mais lucrativas nessa fase.

Excesso

Agora o mercado começa a dar sinais de cansaço. A construção foi tão acelerada na fase de expansão que agora temos uma oferta maior que a demanda.

Com esse excesso de oferta, os preços se estabilizam ou começam a cair. Os compradores passam a ser mais seletivos para investir no mercado e uma venda pode ser mais demorada.

ilustração equiliíbrio do ciclo imobiliário
Visualizar
  • Como identificar: O alarme toca quando há mais imóveis do que compradores. Você começa a ver muitos imóveis novos com placas de "vende-se" ou "aluga-se" que ficam por longos períodos sem serem ocupados. As construtoras começam a pisar no freio, e as vendas ficam mais difíceis. A oferta é alta, mas a demanda já deu uma esfriada.
  • Estratégias para a fase de excesso: Cautela é a palavra-chave, o mercado está saturado. Focar em locações é uma boa estratégia para garantir um fluxo de caixa e manter a renda enquanto o mercado se ajusta. Evite orientar vendas, pois os preços não estão favoráveis. Manter os imóveis alugados é a melhor saída até que o mercado se ajuste novamente.

Recessão

A recessão é a fase mais difícil do ciclo. É quando o mercado está de "ressaca".

A confiança dos compradores é abalada, a demanda diminui e há muitos imóveis disponíveis.

Com essa oferta exacerbada, os preços vão ao mínimo. Vender é praticamente uma missão impossível, e quem consegue, vende a preços muito baixos.

ilustração queda - ciclo imobiliário
Visualizar
  • Como identificar? Os sinais são claros. Muitas ofertas, descontos e poucas transações sendo fechadas. Os imóveis ficam parados no mercado, e a economia em geral dá sinais de desaquecimento. Se você notar que ninguém está comprando ou vendendo, é sinal de que entramos na fase de recessão. Também percebemos uma desaceleração na construção, com lançamentos adiados. Além disso, conseguir crédito e financiamento fica mais difícil.
  • Estratégias para a fase de recessão: O melhor a se fazer nessa fase é focar em locações. O mercado está em baixa, e a prioridade é sobreviver à tempestade. Ofereça condições especiais para manter os imóveis ocupados e garantir uma renda, mesmo que seja menor. Vendas? Só se for realmente necessário, pois os preços estarão no fundo do poço. É hora de se preparar para a próxima fase de recuperação.

Resumo das 4 fases do ciclo imobiliário

Fase do ciclo imobiliárioComo identificarEstratégia para imobiliárias
Recuperação- Economia dando sinais de melhora - Preços parando de cair - Início da retomada das construções- Comprar imóveis a preços baixos - Focar em locações para garantir renda
Expansão- Aumento na procura por imóveis - Preços em alta - Muitos lançamentos no mercado- Focar em vendas para aproveitar a alta demanda - Ajustar valores de aluguéis para cima
Excesso- Muitos imóveis novos sem ocupação - Estabilização ou queda nos preços - Diminuição no ritmo de vendas- Priorizar locações para manter o fluxo de caixa - Evitar vender imóveis para não perder valor
Recessão- Queda na demanda por imóveis - Descontos e ofertas em excesso - Economia em desaceleração- Foco total em locações para manter a ocupação

Com essas estratégias alinhadas ao ciclo imobiliário, você consegue aproveitar o melhor de cada fase e evitar surpresas desagradáveis. A chave é ser flexível e se adaptar ao momento certo.

Como aproveitar o melhor o ciclo imobiliário com a Alude?

Vimos que o ciclo imobiliário oferece oportunidades e desafios em todas as fases, mas com a ferramenta certa, você pode tirar o máximo de cada momento e, claro, evitar os tombos.

ilustração aproveitando oportunidades do ciclo imobiliário
Visualizar

Com a Alude, você não fica à mercê do mercado e pode navegar em qualquer fase do ciclo imobiliário com segurança.

Quando o foco são vendas, você pode gerenciar os aluguéis no piloto automático, liberando seu tempo para focar no que realmente importa. Expandir seus negócios e conquistar novos clientes.

Basta cadastrar as locações e o sistema faz o trabalho pesado por você.

Ele gera e envia automaticamente as cobranças para os locatários, ajustando multas e juros.

Assim que o pagamento entra, a Alude separa os valores e faz o repasse direto para as contas dos proprietários. Sem complicações, sem atrasos, e o melhor de tudo, sem estresse!

Quando o mercado está mais cauteloso, o aluguel é quem mantém os boletos pagos e você pode se manter no mercado com tranquilidade.

Junte-se a mais de 3.000 imobiliárias e sinta os benefícios da tecnologia no dia a dia da sua empresa.

Clique aqui agora para fazer um teste gratuito e descubra como podemos potencializar sua gestão de aluguéis!

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Foto Perfil Autor Zé Fagotti
O autor

Zé Fagotti

Zé Fagotti é redator na Alude. Especializado em redação criativa pela Redhook School e apaixonado por empoderar profissionais através do conhecimento prático. Com mais de 10 anos de experiência na web, Zé já produziu diversos blogs, programas de rádio, TV, colunas de revistas e agora demonstra essa paixão escrevendo artigos que ajudam a Alude na missão de descomplicar mercado imobiliário para corretores, imobiliárias e administradores de imóveis. Ele domina a arte de traduzir leis complexas em linguagem simples e acessível, além de trazer estratégias imobiliárias e dicas de gestão de aluguel, transformando o conhecimento em uma ferramenta poderosa para o sucesso dos seus leitores. Nas horas vagas o Zé não desgruda do seu filho Inácio e se você não encontrar ele escrevendo ou com o bebê, provavelmente ele deve estar no tatame treinando karatê.

Conteúdo deste postO que é o ciclo imobiliário?As 4 fases do ciclo imobiliárioResumo das 4 fases do ciclo imobiliário
Faça cobranças e repasses de aluguéis automaticamente com a Alude.Iniciar teste grátis

Compartilhe este post