
odo corretor precisa se atualizar em técnicas de negociação para aumentar o seu portfólio de clientes. Dentre as principais, há forte presença da tecnologia.

Imagino que todo dia que você chega ao seu escritório, você se faz a pergunta de como aumentar seus contratos… estou certo, corretor? Não apenas para contratos de locação, mas também para todos os tipos de contratos imobiliários. Afinal, quanto mais conseguir fechar, mais comissões.
Como mostra o último censo do IBGE, os imóveis alugados aumentaram de 18,4% para 23% em oito anos. Isso significa que um quarto dos domicílios no país agora são alugados.
E você pode surfar nessa onda.
Para fechar mais contratos de locação, corretores precisam alinhar três pilares:
Facilite seu trabalho com o aluguel colocando sua administração de imóveis no piloto automático com cobranças e repasses automatizados.
TESTE GRÁTIS AGORA
Técnicas como home staging, tour 360° e análise cadastral automática aumentam a taxa de conversão e reduzem riscos.
Mas para fazer isso com maestria e aproveitar o crescimento do mercado, você precisa conhecer estratégias de venda para o mercado imobiliário.
E para te ajudar nessa missão, nós da Alude reunimos as 10 principais estratégias e dicas abaixo. Elas te auxiliarão no fechamento de mais contratos, seja de locação ou de venda.
É claro que existe uma diversidade de dicas e técnicas rolando por aí na internet, mas nem sempre elas são as mais assertivas. Pensando especificamente no setor imobiliário, reunimos as principais estratégias de venda para que você tenha mais contratos fechados.
Antes de vender ou alugar, corretor, faça algumas perguntas: quem é o cliente ideal? Tem família? É um profissional que trabalha remoto? Uma rede varejista?
Por quê? Um imóvel bem posicionado para seu público tem conversão muito maior. Por isso, deixe claro o público-alvo nos anúncios. Isso atrai prospects qualificados e reduz visitas não relevantes.
Além disso, insights de mercado (preços, demanda e concorrência) também ajudam a definir ofertas e a negociar com mais confiança.
Uma coisa tem que ficar bem clara aqui: fotos amadoras matam conversão. Invista em imagens profissionais, descrições objetivas e uma primeira impressão matadora.
Essa é uma técnica gringa chamada de home staging, que concentra estratégias pensadas diretamente para o público-alvo.
Você pode fazer isso com uma mudança na decoração como, por exemplo, adaptar o ambiente ao público que vai visitá-lo. Outra opção é reformar o espaço.

Na era da tecnologia, você não pode deixar de explorar suas variadas formas, né corretor? Quando utilizada estrategicamente, você ainda eleva a experiência do cliente.
Uma das tecnologias mais atraentes são as visitas remotas em vídeo ao vivo e tours 3D. Essas ferramentas combinam perfeitamente com a ideia de filtrar os interessados e aceleram decisões.
Em vez de perder tempo com visitas de curiosos, faça um primeiro contato por tour virtual. Reserve a visita física apenas para quem realmente quer fechar contratos de locação ou venda.
Além de aumentar a taxa de conversão, ainda agiliza a assinatura dos contratos imobiliários.
Nada emperra mais uma venda ou locação que a demora na aprovação, não é mesmo? Quantas vezes você passou dias só para saber se um contrato de locação era viável ou não, meu corretor?
Nós temos uma informação para você: existem ferramentas que fazem essa análise de ficha em segundos.
Elas consultam o CPF ou CNPJ, checam histórico financeiro, protestos, ações judiciais, e cruzam todos esses dados em um relatório completo instantaneamente. Dessa forma, você já tem um parecer se vale a pena investir naquele cliente ou não.

Uma análise bem feita transforma leads em contratos fechados com menos risco para todas as partes.
Basta inserir um CPF ou CNPJ para receber, em segundos, um relatório completo e bem organizado com score de crédito, processos judiciais em todo o Brasil, estimativa de renda e muito mais.
Faça um teste grátis
A maioria dos negócios é fechada nas próximas etapas depois do primeiro contato. Provavelmente você já deve ter percebido isso, corretor.
Com isso em mente, padronize um fluxo de follow-up multicanal. Como que seria isso? Vamos a um exemplo:
Primeiro contato → Envio de proposta → Lembrete com tour virtual → Call para sanar dúvidas → Envio de link para assinatura digital
A cadência e a rapidez no retorno aumentam a chance de fechar mais contratos de locação. Por isso, organize bem seu processo de venda.
Na negociação, apresente de duas a três opções claras, corretor. Ao dar alternativas, você induz o cliente a escolher em vez de conduzi-lo ao “não”.
Essa é uma das estratégias de vendas mais simples que existem, porém que trazem muitos contratos fechados.
Preço competitivo é importante, claro, mas a transparência sobre custos extras é essencial. Isso inclui condomínio, IPTU e taxas. Assim, você evita desistências na hora H.
Use dados de mercado para ajustar valores e destaque benefícios que justificam o preço (como localização, segurança e infraestrutura). Em cenários econômicos incertos, cuidar da percepção de valor é um fator crítico para fechar contratos imobiliários.
Pense bem, corretor. Onde você precisa concentrar mais esforço e atenção para conseguir mais contratos de locação ou de vendas? Com certeza é na prospecção.
E, sim, sabemos que isso toma um tempo precioso na sua agenda diária. É justamente por isso que você precisa pensar com carinho em automatizar os processos operacionais.
Hoje temos sistemas que automatizam cobranças, reconhecem pagamentos, emitem recibos e repassam valores sem qualquer intervenção humana. Isso significa que, em vez de passar semanas realizando esse trabalho, a tecnologia faz isso para você.
Cobranças, conciliação, reajustes, repasses e relatórios rodando 100% automáticos para você focar no que realmente importa.
TESTE GRÁTIS AGORA
Além de tornarem o processo mais rápido e confiável, elas ainda agilizam a assinatura e gestão dos contratos de locação. Sem falar dos relatórios centralizados que ajudam a medir performance (tempo médio do fechamento, taxa de conversão e inadimplência).
Essa dica já virou regra. É um sinônimo de estratégia de vendas usar o marketing local em anúncios de imóvel. Por quê? Quem busca imóvel geralmente usa termos locais.
Por isso, é importante que você otimize as campanhas com isso em mente. E não estamos falando só de anúncios, mas também da busca orgânica.
Otimizar páginas para SEO local com nome do bairro, pontos de referência e termos com bastante aderência é uma excelente estratégia.
Atualmente também é importante considerar o GEO, ou seja, aperfeiçoar conteúdo para reconhecimento das inteligências artificiais. Assim, quando uma pessoa fizer alguma pergunta para uma IA, a chance dela levá-lo para o seu site aumenta.
Aqui temos que concordar com o ditado popular: a gente nunca para de aprender.
É uma verdade para todas as áreas, sobretudo para o universo imobiliário. Afinal, ele está sempre em constante mudanças.
Por isso, é importante que você, corretor, sempre invista em treinamento. Isso inclui técnicas de venda como contorno de objeções, scripts de fechamento, abordagem consultiva e interpretação de papéis.
Corretores bem treinados = mais contratos fechados.

Sabemos que é muita informação, corretor, por isso vamos repassar rapidinho os principais pontos de forma simplificada
✔ Público-alvo definido
✔ Fotos e staging profissionais
✔ Tour virtual disponível
✔ Análise cadastral (CPF/CNPJ) pronta
✔ Follow-up multicanal em até 24h
✔ Opções de contrato apresentadas
✔ Automação para cobrança e repasses ativada
✔ SEO local nos anúncios
Printe ou volte nesse checklist sempre e refine suas estratégias de venda.
Sim, é preciso reforçar esse tópico. Pode parecer que estamos repetindo algo óbvio, mas a verdade é que os corretores que não se modernizam estão ficando para trás — e ainda perdem contratos de locação para aqueles que se atualizaram.
Por isso, queremos mostrar que você pode economizar tempo na sua rotina. Assim, você acelera suas aprovações com uma consulta de CPF e CNPJ mais inteligente.
Com a nossa ferramenta, você saberá, em segundos, todas as informações principais do consultado e poderá decidir com mais segurança sobre a aprovação.
Na prática, isso significa que você vai ganhar mais tempo para correr atrás de novos clientes, consequentemente fechando mais contratos imobiliários.
Nossa ferramenta faz tudo pra você! Faça um teste grátis e comprove na prática essa facilidade.
Você digita um CPF ou CNPJ e recebe instantaneamente o melhor relatório para fazer sua análise cadastral para locação.
Faça um teste grátis
O que são contratos de locação?
São acordos entre o locador e o locatário. Eles definem regras, prazos e valores para alugar um imóvel. Esses contratos garantem segurança jurídica para os dois lados.
Qual a diferença entre contratos de locação e contratos imobiliários?
Os contratos de locação tratam especificamente da locação de imóveis (residenciais ou comerciais). Já os contratos imobiliários abrangem todas as negociações do setor: compra, venda, permuta, administração entre outros.
Quais estratégias de venda ajudam a fechar mais contratos?
As principais são: fotos profissionais, tours virtuais, follow-up estruturado, precificação baseada em dados, automação e atendimento ágil. Essas ações reduzem o tempo de vacância e aumentam o volume de contratos fechados.
Como a automação ajuda na gestão dos contratos?
Automatizar tarefas como cobrança, repasse e análise cadastral evita erros e agiliza todo o fluxo de locação. Além disso, oferece mais transparência para o proprietário e o inquilino.
Facilite seu trabalho com o aluguel colocando sua administração de imóveis no piloto automático com cobranças e repasses automatizados.
TESTE GRÁTIS AGORA
Como medir o sucesso das estratégias de venda?
Acompanhe indicadores como:
Essas métricas mostram se suas estratégias de venda estão realmente funcionando.
Análise de ficha completa, gestão de aluguel, assinatura eletrônica, captação de imóveis e muito mais. O sistema para imobiliária que seu negócio precisa.
TESTE GRÁTIS AGORA
A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Rodrigo Roddick é jornalista, escritor e redator na Alude. Com MBA em Jornalismo Digital e mais de 14 anos de experiência no mundo literário, é especialista em criar textos de forma criativa e estratégica. Ele domina diferentes estilos narrativos sempre com o propósito de aproximar o leitor do conteúdo que deseja consumir. Rodrigo já foi editor e redator de resenhas, artigos, reportagens e notícias que refinaram sua escrita; agora aplica esses conhecimentos na Alude para contribuir com a missão de descomplicar o universo de informações do mercado imobiliário. Nas horas vagas, ele escreve e lê livros de ficção, assiste filmes e séries e vai se aventurar na natureza desse mundão.