Logotipo da Alude
Blog
Socorro! Inquilino saiu devendo aluguel: o que fazer?
Gestão de aluguel

Socorro! Inquilino saiu devendo aluguel: o que fazer?

Ter um inquilino devendo aluguel já é ruim, mas um inquilino saiu do imóvel devendo o aluguel, é pior ainda. O que fazer nessa situação? Confira neste conteúdo quais os passos que sua empresa deve tomar para evitar problemas.

Renato J. Lopes
Escrito por Renato J. Lopes
02 Abr 2024·
4 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. A locação é um compromisso sério, com ambas as partes do contrato tendo seus deveres e direitos estabelecidos no documento. Por isso, cabe ao inquilino o pagamento de todos os valores devidos.
  2. No caso de inadimplência, inquilino e imobiliária podem e devem cobrar os valores estabelecidos no contrato de aluguel.
  3. Antes de tomar medidas, a imobiliária e o proprietário precisam reunir todos os documentos e comprovantes relacionados à locação para faer a cobrança.

Algo muito chato que pode acontecer durante o processo de locação de um imóvel é o inquilino sair do imóvel devendo o aluguel.

gif representando o proprietário correndo atrás do inquilino saiu devendo o aluguel
Visualizar

Em muitos casos, sequer ele comunica o aviso prévio de saída do imóvel. O que fazer nessa situação?

Temos que pensar que a locação é um negócio e muitos proprietários dependem desse valor para viver e não é justo que imobiliária e locador fiquem com esse prejuízo. Mesmo nos casos da não continuidade do contrato de locação.

A lei é clara: se o contrato estava assinado por duas testemunhas ele é considerado título executivo extrajudicial, conforme o artigo 714 do Código de Processo Civíl. Isso significa que se ele pessoa deixa de pagar algum valor com que se comprometeu, é possível realizar a cobrança judicial, com o auxílio de um advogado.

Independente das chaves terem sido entregues ou não, se ainda existem débitos, é possível realizar a cobrança.

Importante ressaltar que antes de buscar ajuda jurídica, é preciso seguir alguns passos para facilitar a cobrança dos aluguéis e dívidas em aberto.

Para começar é importante reunir todas as informações relacionadas à locação em questão. Isso vai facilitar ao entrar com o processo de cobrança.

Contrato de locação

Tenha ele em mãos para tomar as medidas necessárias. Ali constam os valores e as condições que o inquilino se comprometeu ao assinar o contrato de locação.

Ali estão os dados do devedor, a assinatura dos envolvidos, eventuais valores e multas. Tudo isso vai auxiliar ao jurídico identificar a ação mais rápida e efetiva no seu caso.

Dados sobre o inquilino

Quando existe um contrato formal, lá estão todas as informações do inquilino. Caso não tenha um contrato, é importante buscar todas as informações possíveis sobre ele e passar aos seus advogados.

Por isso é importante uma boa análise de ficha na hora que o candidato se mostra interessado no imóvel. Assim, você garante que ele é quem diz ser e não corre o risco de alugar para alguém que não tenha boas intenções com a locação do imóvel.

Valor real da dívida

É importante saber o real valor da dívida do inquilino. Verifique se ele não efetuou pagamentos fora do prazo, ou pagamentos parciais. É preciso apurar isso com precisão para não realizar uma cobrança indevida.

Faça um levantamento de todos os pagamentos feitos e os deixados para trás. Isso vai facilitar para o profissional que vai realizar o serviço da cobrança para você.

O inquilino saiu devendo o aluguel: o que fazer?

Para receber é preciso cobrar. Se o inquilino deixou dívidas com você ou sua imobiliária, nada mais justo que ser cobrado disso. Mas, é preciso fazer isso de maneira formal.

Sempre que ele atrasar algum pagamento, é importante enviar uma mensagem comunicando a ele o débito que precisa ser quitado. Lembre a ele o vencimento e o valor devido.

Os avisos são importantes e servem como prova para serem entregues para o responsável jurídico que vai atuar nessa cobrança.

Tudo isso para mostrar que o inquilino saiu devendo aluguel e tinha ciência dessa dívida, não foi algo inédito para ele. Mas, você pode fazer isso antecipadamente e evitar esse tipo de situação.

Com todos os documentos e comprovantes reunidos, o seu advogado pode agir. As medidas cabíveis incluem notificação extrajudicial, protesto em cartório ou até execução judicial para receber os valores.

Evite a inadimplência

Antes do primeiro sinal de inadimplência, você pode ativar cobranças e lembretes que não vão deixar o seu inquilino se esquecer do pagamento.

É importante pensar nisso, desde a análise cadastral, fazendo ela de uma forma mais profunda. Depois, durante o contrato, você pode criar automações que criam rotinas de envio de cobranças.

Também é importante ter o controle diário de pagamentos ou atrasos e já enxergar problemas desde o princípio. Que tal utilizar uma ferramenta que te ajuda em tudo isso?

A ferramenta de Gestão de Aluguéis da Alude cria e envia automaticamente uma sequência de cobranças via email, SMS e WhatsApp. Os pagamentos podem ser realizados por meio de boleto ou PIX inteligente, que é uma opção completa com a credibilidade do boleto, mas a velocidade do PIX.

Captura de tela da cobrança de aluguel via PIX inteligente da Alude enviada aos inquilinos
Visualizar

E não para por aí. No caso de atrasos, a ferramenta calcula e atualiza automaticamente os valores com multas e juros, para não ter erros.

Você ainda pode ter relatórios completos, com apenas um clique e deixar tudo claro com os locadores.

Que tal fazer um teste grátis da Alude? Clique aqui e tenha ao alcance de alguns cliques:

  • Envio e notificação de cobranças de aluguel automáticas;
  • Automação de repasses;
  • Relatórios completos e em tempo real dr todas as trasações feitas no sistema.

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Renato J. Lopes
O autor

Renato J. Lopes

Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".

Compartilhe este post