Logotipo da Alude
Blog
ilustração de um corretor analisando as taxas de administração imobiliária em uma fatura
Gestão de aluguel

Taxa de administração imobiliária: o que você precisa saber

Muito se fala por aí sobre a taxa de administração imobiliária, mas você sabe exatamente o que ela é e para que serve? Para te ajudar na hora de explicar para os seus clientes, preparamos esse post completo sobre o tema. Confira com a gente tudo sobre a famosa taxa da imobiliária.

Renato J. Lopes
Escrito por Renato J. Lopes
05 Mar 2024·
4 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. A taxa de administração imobiliária é o valor devido às administradoras de imóveis alugados, para pagar os seus custos e investimentos.
  2. É um valor cobrado mensalmente no valor do aluguel e varia entre 6 e 10%.
  3. Não é um valor fácil de calcular e precisa ser muito bem analisado para ser justo e ao mesmo tempo estar na média do mercado.

Você já deve ter ouvido falar da taxa de administração imobiliária, mas como isso funciona? É uma taxa legal? Qual o percentual a ser cobrado pela imobiliária e para que serve? Vamos falar sobre isso e te explicar como funciona com detalhes. Vem com a gente!

O que é a taxa de administração imobiliária?

Quando uma pessoa deixa o seu imóvel para ser alugado com uma imobiliária, a empresa recebe um valor por esse serviço. Essa é a chamada taxa de administração imobiliária.

Essa é uma cobrança regulada pela Lei do Inquilinato (8.245/91) no seu artigo 22.

Geralmente, as imobiliárias têm mais experiência no mercado e já conhecem os melhores caminhos para cuidar de um imóvel de forma apropriada. Isso inclui boas plataformas de gerenciamento e controle do imóvel e no relacionamento com os inquilinos.

É por esses serviços que o proprietário paga para a imobiliária. É um percentual sobre o valor do aluguel, ou como for estabelecido em contrato com o proprietário. Normalmente, o percentual gira em torno de 6% a 10% do valor mensal da locação. Entre os serviços realizados pela imobiliária estão:

  • Divulgação do imóvel;
  • Visita acompanhada com os candidatos a locatários.
  • Vistorias de entrada e saída;
  • Confecção e gerenciamento de contratos, documentos e boletos;
  • Gerenciamento de reparos no imóvel;
  • Administração de gestão fiscal para recolhimento mensal.

Taxa de administração imobiliária X taxa de intermediação

Importante diferenciar a taxa de administração da taxa de intermediação. A primeira trata do valor devido à imobiliária que administra um imóvel alugado. A segunda está relacionada à venda de um imóvel.

A taxa de administração serve para lidar com os custos dos serviços prestados pela imobiliária. Já a de intermediação é o valor cobrado pelo serviço de conduzir uma negociação entre comprador e vendedor de um imóvel.

A taxa de administração é cobrada mensalmente. A intermediação, apenas uma vez, após a finalização da negociação, visando compensar serviços como busca, negociação, análise e conclusão da transação imobiliária.

É importante deixar isso bem claro para os proprietários e evitar uma confusão em relação à imobiliária.

Por que essa taxa é cobrada?

Todos os serviços prestados por uma imobiliária envolvem investimentos significativos. É preciso já ter investido antes em estratégias de divulgação, negociação, treinamento dos profissionais e até mesmo gestão da carteira. E tem a questão de que o retorno pode levar um bom tempo para chegar.

Quando o imóvel é alugado, o caixa da imobiliária já está com déficit por conta dos investimentos anteriores. Eles serão pagos, com a efetivação dos contratos de locação.

O valor dos custos desses serviços são calculados com base no custo de aquisição de contratos. Ele é calculado dividindo o investimento de marketing pela quantidade de contratos fechados.

Por exemplo, se o custo de aquisição de contrato for de R$ 800,00 por cada imóvel alugado. E a média das locação de R$ 2.000,00, com uma taxa administrativa de 10%. A imobiliária levará quatro meses para recuperar o valor investido.

Como a taxa de administração deve ser paga?

O percentual devido à imobiliária geralmente é cobrado a partir da segunda parcela do aluguel. Isso vale tanto para a locação comercial quanto para a residencial.

A taxa dá ao proprietário a certeza de que o seu imóvel vai ser bem administrado e cuidado, independente do perfil do inquilino e das circunstâncias do mercado.

Qual seria uma taxa justa?

Definir o valor justo para o trabalho de uma imobiliária, não é algo fácil. É preciso analisar todos os dados, para que o valor não seja considerado muito alto pelos proprietários. Saber cobrar um valor justo, faz parte do bom relacionamento de uma empresa.

Antes de definir a taxa de administração, a imobiliária precisa considerar duas coisas. Os valores dos imóveis e o custo para atrair clientes. Somente então é possível determinar uma porcentagem que se alinhe com o mercado e seja viável para ambas as partes.

Vantagens de pagar a taxa de administração

Para os inquilinos, a taxa de administração de imóveis oferece várias vantagens, como:

  • Manutenção: pagar essa taxa torna mais simples para os locatários cuidarem da propriedade.
  • Segurança: ao adicionar itens de segurança na taxa de administração, garante mais segurança para o locatário e seus bens.
  • Serviços extras: eles podem contratar serviços adicionais, como limpeza e jardinagem. Tudo isso, sem a necessidade de contratar empresas externas.
  • Resolução de problemas: a equipe da imobiliária pode ajudar na solução de questões relacionadas ao imóvel, poupando tempo e esforço.

Já para os proprietários, o apoio de uma imobiliária pode simplificar a gestão do imóvel de diversas formas:

  • Vistorias: a imobiliária realiza vistorias que trazem segurança para o proprietário, na entrada e saída do inquilino;
  • Visitas e divulgação: profissionais capacitados auxiliam na divulgação do imóvel e nas visitas. São utilizados canais de divulgação, como sites, plataformas imobiliárias, redes sociais, entre outros.
  • Segurança jurídica: por ter conhecimento técnico e experiência, as imobiliárias podem assegurar um processo de locação livre de surpresas. Isso inclui questões como quebra de contrato, inadimplência e despejo.
  • Análise de crédito e segurança financeira: a imobiliária possui ferramentas para análise de crédito e verificação de pendências fiscais. Isso pode garantir uma avaliação minuciosa dos dados financeiros e histórico de compras dos potenciais locatários. Isso assegura o recebimento pontual do aluguel e taxas.

Para concluir, a taxa de administração imobiliária é uma remuneração pelos serviços prestados de gerenciamento e administração de imóveis. Esses valores cobrem os custos operacionais, salários de funcionários e campanhas de marketing, entre outras coisas.

Tudo isso precisa ficar muito claro no relacionamento com os proprietários, para que não exista confusão ou mal entendidos durante o contrato.

Fazendo isso, você terá um relacionamento duradouro e rentável com seus clientes. Melhor ainda se a sua imobiliária utilizar uma plataforma de gestão de locação que automatiza cobranças, repasses e relatórios e te ajuda a digitalizar toda a operação. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui e faça um teste gratuito.

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Renato J. Lopes
O autor

Renato J. Lopes

Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".

Compartilhe este post