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Estratégias Imobiliárias

Imobiliária digital: o que é e como ter a sua

Hoje em dia, tudo é digital. Do supermercado, ao restaurante e compras, o brasileiro já se acostumou a pedir pelo computador e celular. Por que no mercado imobiliário seria diferente? Assim surgiu a imobiliária digital, que está revolucionando o setor, eliminando a burocracia e oferecendo eficiência. Saiba mais sobre como elas funcionam e as vantagens de rodar uma operação 100% online.

Renato J. Lopes
Escrito por Renato J. Lopes
29 Fev 2024·
5 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. Ter uma imobiliária digital é uma forma muito lucrativa de atuar no mercado imobiliário.
  2. Um bom site e presença digital são essenciais, além de uma plataforma de digitalização de processos.
  3. Ser parceiro de uma imobiliária digital é algo cada vez mais buscado pelos clientes, por conta da facilidade e praticidade.

Com a globalização e a digitalização dos processos do dia a dia, surgiram empresas que estão revolucionando o jeito de fazer negócios.

Aplicativos de transporte estão substituindo os tradicionais métodos de locomoção e até as compras do mercado. Da mesma forma, os apps de comida poupam tempo de quem não pode cozinhar ou prefere ter sua refeição em casa.

Nessa mesma direção, a imobiliária digital está acabando com a burocracia e facilitando a vida de quem quer comprar ou alugar um imóvel.

meme "eu indo comprar online" imobiliaria digital
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O que é uma imobiliária digital?

Chamamos de imobiliária digital, o modelo de negócio que oferece serviços imobiliários de forma totalmente online. Podendo ter ou não um escritório físico, já que a imobiliária opera totalmente pela internet.

Ela é uma operação que utiliza informação e tecnologia para gerenciar o negócio e a relação com o cliente. Assim, todo o processo da imobiliária é feito pela plataforma da empresa.

Isso facilita e muito o contato com locadores, locatários, compradores de imóveis e corretores, que resolvem tudo de forma mais cômoda e prática.

Quais serviços uma imobiliária digital oferece?

Diferente do que possam pensar, a imobiliária digital oferece todos os serviços disponíveis em uma imobiliária tradicional. Confira a lista:

  • Site (ou aplicativo) que divulga os imóveis disponíveis, com imagens estáticas ou em movimento.
  • Intermediação entre locatários/compradores e proprietários;
  • Visitas agendadas;
  • Vistorias de imóvel;
  • Administração de contratos e geração de boletos;
  • Seguros e manutenção do imóvel, entre outras coisas.

Quais são os diferenciais buscados no segmento?

Para a operação rodar de forma eficiente e ter a preferência de seus clientes, algumas práticas são recomendadas.

Plataforma de gestão

Para controlar todas as tarefas diárias e garantir eficiência na gestão de contratos, é necessário usar uma plataforma que facilite o trabalho.

Não adianta ter uma imobiliária online se os processos são manuais e demorados, ou se a equipe precisa preencher muitas planilhas e relatórios.

Já existem plataformas que gerenciam a operação quase que sozinhas, exigindo pouco esforço para obter ótimos resultados.

Presença digital

Para qualquer imobiliária, o site é algo importante, mas para a digital, é ainda mais relevante. Você precisa ter uma presença digital e de qualidade.

O seu site precisa ser intuitivo e construído com boas práticas do mercado para aparecer entre os primeiros resultados das buscas. Quem sabe até uma boa estratégia de conteúdo?

No digital, tudo precisa ser fácil, ágil e sem burocracia. Já imaginou o seu cliente tentando acessar o seu site e não conseguir visualizar os imóveis, as fotos não abrirem, ou ainda pior, ter fotos de péssima qualidade?

Sem um site de alta performance, nem adianta tentar ser digital. O trabalho começa por aí. E tem mais. Pense que o cliente precisará saber tudo do imóvel, conhecer o máximo possível, sem conversar com um corretor. Isso no caso das pessoas visitarem o site da sua imobiliária.

Como alcançar mais pessoas e despertar o interesse nos imóveis da sua carteira? É por meio de campanhas digitais, em redes sociais e sites de busca. Uma divulgação bem feita vai ajudar a alcançar o público de pessoas que buscam imóveis.

É importante ter um perfil em redes sociais bem configurado. Posts relevantes para os seus clientes vão dar alguns pontinhos de forma orgânica, apenas com as postagens. Claro, que para isso, existem muitas estratégias possíveis para se destacar.1

Assim, você vai dar todas as ferramentas para o cliente analisar o imóvel e assim que desejar, entrar em contato com um corretor para marcar uma visita. Ali também é o momento do profissional de atendimento brilhar e atender bem ao cliente, sem forçar ou oferecer imóveis que não são do seu interesse.

Depois, quando for a hora de fechar negócio, é tudo sem burocracia. O contrato pode ser assinado de maneira eletrônica, sem precisar ir até o cartório, e os pagamentos podem ser efetuados online.

As vantagens de ser digital

Ser digital é uma grande vantagem para a imobiliária, pois elimina processos burocráticos e torna os negócios mais ágeis.

Para proprietários, compradores e inquilinos as vantagens são:

  • Fica mais fácil de encontrar o imóvel desejado. Os filtros inteligentes permitem com que a procura seja mais assertiva, já indicando imóveis com perfis específicos;
  • Imagens imersivas. Por meio de fotos, vídeos ou até tours virtuais, permite ao cliente ter uma boa visão do imóvel.
  • Processos automatizados. O cliente consegue alugar ou comprar um imóvel sem precisar sair de casa e ter qualquer contato presencial. O atendimento é feito todo pela internet;
  • Anúncios com maior alcance. Na internet, os anúncios conseguem alcançar mais pessoas, ajudando os clientes a encontrarem o que desejam, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo;

Como digitalizar sua imobiliária?

Como já falamos, o site imobiliário é o começo de tudo. Ele é a vitrine da imobiliária digital e a principal porta de acesso aos produtos e serviços.

Depois disso, ter um processo fácil de assinatura eletrônica de contratos e de formas de pagamento online, o que otimiza o seu trabalho e da sua equipe, além de economizar tempo do cliente.

Por último, mas não menos importante, digitalizar processos na imobiliária é essencial. Ter uma plataforma para otimizar processos é a direção natural do mercado. Por isso, é necessário investir em uma boa plataforma de gestão imobiliária para estar verdadeiramente digital.

Estralando os dedos. Vamos fazer a imobiliária ser digital
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Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Renato J. Lopes
O autor

Renato J. Lopes

Renato é editor do AludeNews e redator no blog da Alude. Trabalha com redação e geração de conteúdo desde 2006, tendo passado por várias agências de publicidade no estado do Paraná ajudando marcas a crescerem e se destacar em seus mercados regionais. Há 5 anos faz conteúdo focado no mercado imobiliário, ajudando corretores, gestores, donos de imobiliárias e profissionais da área a alavancarem seus negócios de forma estratégica e assertiva. Ele é especialista em transformar informações técnicas em conteúdo direto ao ponto. Nas horas vagas você o encontra jogando jogos de tabuleiro, praticando sua "mente estratégica".

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