Logotipo da Alude
Blog
como funciona a fiança - Ilustração de uma família sentada no sofá olhando para um escudo gitante
Gestão de aluguel

Seguro Fiança: Como funciona essa garantia locatícia?

O seguro fiança é uma forma de proteção ao proprietário do imóvel em eventuais casos em que o inquilino não paga as mensalidades. Além disso, serve como uma opção a mais de garantia quando o inquilino não consegue um fiador.

Foto da Valmária Lima
Escrito por Valmária Lima
08 Mar 2024·
4 min de leitura

💡 Principais conclusões

  1. O seguro fiança é uma modalidade que consegue beneficiar ambas as partes do contrato de locação;
  2. Existem outras formas de garantias que são permitidas pela Lei do Inquilinato que podem oferecer menos ou mais vantagens, dependendo das necessidades de ambas as partes;
  3. As vantagens e desvantagens que o seguro fiança pode oferecer também varia conforme o combinado no início do processo de locação.

Se você está alugando um imóvel, certamente já deve ter se perguntado: “garantia locatícia como funciona?” A boa notícia é que essa é uma das modalidades disponíveis no setor imobiliário mais importantes para o dono de um imóvel.

Isso porque, é de praxe que exista uma insegurança em relação à disponibilidade financeira enquanto o inquilino cumpre o contrato de locação.

Por conta disso, ao procurar um imóvel para alugar, é fundamental buscar entender como funciona esse serviço. Mais que isso, como o seguro fiança pode ajudar todas as partes no processo de locação.

Para entender mais sobre o assunto, acompanhe esse artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que é o seguro fiança?

O seguro fiança nada mais é que uma garantia locatícia prevista na Lei do Inquilinato. O objetivo desta medida é encontrar uma opção além do fiador de aluguel e ao depósito caução.

Em outras palavras, é uma maneira de trazer um alívio financeiro ao dono do imóvel em caso de inadimplência.

Nesse sentido, o proprietário não terá nenhum prejuízo, caso o inquilino não honre com as mensalidades de acordo com o contrato.

No entanto, o inquilino também se beneficia com o seguro fiança, principalmente quando não conseguem um fiador ou não têm o valor de um depósito de caução.

Seguro fiança: como funciona essa modalidade?

Entendendo o seguro fiança e como funciona, fica mais simples alugar um imóvel e entender todo o processo da locação.

Quando você consegue explicar bem, mostrando tudo direitinho para todas as partes, a próxima etapa fica mais segura.

Na prática, é assim: o seguro pede um pedacinho do dinheiro todo mês - de 8% a 15% - para cobrir o custo do aluguel. Normalmente, a cobrança ocorre juntamente ao boleto de aluguel.

Embora existam outras obrigações do inquilino como IPTU, taxa de condomínio, contas de luz, gás, água e danos no imóvel, o seguro fiança básico cobre apenas os aluguéis.

Contudo, para as outras despesas do contrato de locação, é necessário incluir na apólice coberturas extras.

Formas garantias além do seguro fiança: como funcionam?

O seguro fiança não é a única garantia locatícia. Isso porque no Artigo 37 da Lei 8.245/1991 (Lei do Inquilinato) são previstas mais algumas formas de garantias. Sendo assim, o locador pode exigir do inquilino em casos de inadimplência.

No entanto, é contra a Lei solicitar mais de uma dessas garantias por contrato. Além disso, pode ser uma condição imposta pela imobiliária ou pelo proprietário. Elas são:

Caução

Funciona como um adiantamento de valores de aluguel, mas com um prazo de até três meses.

O valor é depositado em uma conta poupança no início do contrato de locação, mas retorna ao inquilino após sua finalização. Então, a quantia é devolvida com correções monetárias.

Considerando que a limitação é de três meses de locação, pode não ser tão viável para a imobiliária, visto que o processo de ordem de despejo dura, em média, 6 meses.

Nesse sentido, caso o cliente fique inadimplente por um longo período, a imobiliária ficará no prejuízo.

Mas, atenção: com a Caução Alude, esse problema é resolvido. Afinal, trata-se de da modalidade título de capitalização. Na prática, ela funciona como a caução, mas com o diferencial de não ter limitação de 3 meses. E o melhor: você pode realizar o processo de forma online e rápida pela nossa plataforma. Conheça a Caução Alude.

Fiança

É uma garantia clássica, contudo, mais burocrática. Nela, o fiador deve se responsabilizar pelos custos, em caso de falta do inquilino.

Existem alguns critérios que o fiador precisa atender, como:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter um bem quitado em seu nome;
  • Não possuir pendências financeiras;
  • Contar com uma renda três vezes maior que a quantia do aluguel.

Por isso, há uma certa dificuldade de muitos inquilinos não encontrar alguém que cumpra todos esses requisitos.

Sem falar que esta modalidade, indiretamente, abre brechas aos “fiadores profissionais”. Estes, **cobram uma taxa para se responsabilizar pelo aluguel.

Mas cuidado! Existem casos em que este prestador de serviço pode ser um golpista, portanto, é importante fazer uma análise antes de optar por eles.

Seguro fiança: como funciona as vantagens e desvantagens?

Agora que você já sabe sobre o seguro fiança e como funciona, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dele.

Uma dos pontos de destaque é que ele ajuda a garantir o dinheiro do aluguel e oferece algumas proteções extras.

Mas, tudo isso depende do tipo de seguro contratado, ele estabelece se você receberá mais ou menos garantias.

Além disso, existe a possibilidade de surgirem algumas desvantagens ao escolher esta modalidade de seguro. Confira nossa tabela abaixo, onde descrevemos as vantagens e desvantagens:

VantagensDesvantagens
Garante ao proprietário o recebimento do aluguel mesmo em caso de inadiplência.Principalmente em casos de exigência do proprietário, o inqulino deve arcar com mais custos.
Dispensa a necessidade de busca por fiador ao inquilino.A aprovação depende da análise de crédito e políticas da seguradora.
A possibilidade de pagar parcelado é um atrativo para novos inquilinos.Quem não tem como comprovar renda, o seguro fiança é inviável.

É válido lembrar que tantos prós, quantos contras do seguro fiança podem variar conforme o tipo de contrato escolhido. Além disso, a modalidade pode ser contratada para a locação de imóveis urbanos residenciais e não residenciais.

Próximos Passos

🧐 Quer saber qual a melhor garantia locatária para suas necessidades? Faça uma comparação, clicando aqui!

🫡 Também é importante saber quais são os direitos e deveres da Lei do Inquilinato para não cair em golpes. Confira!

📝 O contrato do aluguel também influencia muito nas vantagens e desvantagens do seguro. Conheça uma forma simples e completa de fazer!

Sobre a Alude

A Alude acredita que o corretor deveria passar seu tempo focado em criar relacionamentos e dar um atendimento incrível ao cliente - não fazendo burocracias ou trabalhos manuais. Para isso, criamos ferramentas que melhoram a experiência do cliente e facilitam a vida do corretor. Desde uma análise de crédito que impressiona proprietários, até uma gestão de aluguel que deixa suas locações no piloto automático. Buscamos estar presentes em todos os processos do seu dia a dia oferecendo sempre o melhor serviço pelo melhor preço. Quer saber mais? Faça um teste grátis agora mesmo.

Foto da Valmária Lima
O autor

Valmária Lima

Compartilhe este post